quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dieta da Confusão



Tem coisas que me irritam por demaaaais nesse mundo. Estou tentando ajudar uma amiga a emagrecer, sendo que conheço ela super bem (há cerca de 15 anos), portanto, conheço bem as suas compulsões, seus gostos e principalmente, sua personalidade. Não curto muito esse tipo de "ajuda", pois cada corpo....uma sentença: O que serve, resolve e me ajuda, pode não servir, ajudar e resolver pra ela. Enfim, vamos lá.

Ela é do tipo que lê tudo que encontra na internet, ACREDITA em tudo que lê e pior, as vezes não lê o texto inteiro ou se baseia na informação do título. Dessa forma, minha ajuda tem se resumido única e exclusivamente a interpretar textos. E foi isso que desencadeou a minha indignação!!!!!!

A novela da Granola!

A nutri passou na dieta dela, granola todos os dias no café da manhã. Eu achei super válido, até porque amo granola, todos aqui em casa comem e as vezes uso a danada como refeição MESMO, substituindo um almoço  por uma bela tigela de granola com leite desnatado, uma pitada de canela e umas gotinhas de Línea. Ela também adooooooora granola, mas não tinha o hábito de comer, nem lembrava de comprar.... Blah blah blah!

Pesquisando na internet...... a danada achou uma matéria, a qual seu título já era assustador. GRANOLA ENGORDA! Pronto, isso foi o suficiente pra ela cortar a granola do cardápio, mesmo contrariando a orientação da nutri. Daí procurando outras matérias similares, leu e confirmou que granola não presta.

Quando a questionei sobre a granola e ela me disse que tinha parado de comer porque engordava, afinal,  tinha lido várias matérias e tals, fiquei meio surpresa e pedi os links.

Gente, é de matar.... Mas resumindo...

A matéria que estampa "GRANOLA ENGORDA" , explica lá nas entrelinhas que existem granolas com muito açúcar em sua composição. A matéria " CUIDADO COM A GRANOLA", é porque sendo a granola um alimento industrializado, deve-se ter cuidado ao comprá-la, evitando que tenha aditivos desnecessários.. E assim por diante....

Eu até entendo que os títulos precisam ser chamativos, mas tenho pavor de títulos apelativos, pois assim como ela, tenho certeza que outras pessoas também foram "contaminadas", achando que a coitada da Granola não presta! E olha que Granola é um dos alimentos mais do bem que eu conheço!!!! 

Muitas matérias não colocam explicitamente o que seria o certo e isso acho outra grande sacanagem. Essa, por exemplo, que diz que granola engorda, não sugere o consumo regular de granola diet, sem açúcar, não fala dos benefícios, não fala do bom senso em comer quantidades moderadas, só mete o pau! A outra que se refere a granola como alimento industrializado, tem lá sua razão, mas não expõe soluções, não diz sequer para pessoa dar uma olhadinha no rótulo e filtrar informações, fazendo assim, uma escolha saudável.

Quer saber o que eu acho? Que são matérias irresponsáveis, feitas por magricelos que não tem a mínima noção do que estão falando! Gente irresponsável que não vai "à campo", como chamamos, atrás de informações corretas, informações oficiais ou opiniões médicas.

Depois de "interpretar" passei pra ela a minha visão sobre as matérias e ela entendeu a que se tratavam. Em parte a culpa é dela também, que não leu totalmente o texto. Seria o mesmo que passar os olhos por cima deste meu texto e só ler as palavrinhas em caixa alta.  Outro erro básico foi confiar mais na internet do que na nutri. Se você não confia, troque de médico!

Tudo tem um lado bom e um lado ruim, sempre. A internet facilita muito a vida das pessoas, mas também pode atrapalhar, principalmente nesses casos "dietéticos". LEIA realmente as matérias, forme uma opinião FUNDAMENTADA e pondere sua ações.

No final das contas, ela voltou a consumir granola. Diga-se de passagem, fomos juntas ao supermercado ontem e descobri que tinha outros alimentos da dieta da nutri que ela tinha "cortado" porque "achava" que engordavam.

Bjkas!

Imagem do Post: Assim também guardo minha granola, em um pote de vidro; O consumo aqui em casa é de 2,5kg por mês (3 pessoas); Compro pacotes de 1kg de granola diet e pago R$ 17,00; Não curto comprar à granel, pois desconfio do acondicionamento; Uso em bolos, cookies, pães e pura com leite.


8 comentários:

Micha Descontrolada disse...

eu não gosto de granola, mas tem seus benefícios.

Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ

10/05/2012 18:23
Aline disse...

tem revistas e sites que só de bater o olho percebemos que não prestam... nem compro, nem leio...

11/05/2012 10:27
Pérolla Yara disse...

Oi lindona!
Realmente a gente acreditar em tudo que lê na net é um perigo. Assim como em revistas que falam sobre o assunto emagrecimento. Como pessoas que reduziram muitos quilos tomando chá verde ou qualquer outra coisa. Caramba, lógico que não foi só chá milagroso, e sim seu controle na alimentação, uma série de coisas. Daí as pessoas acreditam que aquilo é milagroso. Enfim, a gente tem que ter um pouco de bom senso.
E a propósito, adoroooo granola, mas com moderação..rss
Feliz dia das Mães!
beijos

12/05/2012 12:55
Fofinha disse...

Amiga, tb sou adepta da granola, adoro comer com iogurte...Bjokas

14/05/2012 13:37
Iza Barros disse...

Oi amiga???!!!Passando para saber as novidades, com certeza tudo nessa vida tem que ter bom senso.

Bjks

14/05/2012 21:50
VIVIANE LEAL disse...

Realmente sem noção, quem lê sem indagar e quem escreve sem nenhum fundamento concreto.

17/05/2012 11:13
* Nelisa Leite * disse...

Adoooooooooooooooro granola!!!
... mas não faço mto uso... justamente por adorar o sabor... e não conseguir controlar!!!
... tipo... SUCRILHOS... que é impossível comer só um pokinho?????
Aí... já que EU TENHO NOÇÂO "que SÓ UMA TIGELA" é poko pra matar a minha vontade... prefiro nem começar!!!! rs rs

Mas internet é bem complicado mesmo... às vezes só o título já assusta... e se a pessoa tá com pressa na hora.. ou com preguiça... aí bagunça tudo!!!

Bjinhusss
Saudades de vc!!!!

29/05/2012 16:31
Ju Gaúcha disse...

Oi Aline!
Tá sumida guria. Como vai a sua mãe, melhorou bem? E o Tri melisseira bombando? Saudades de ti e tua participação nos encontros e no grupo.
Bj

18/06/2012 10:54

Postar um comentário

 

©2009Vida de SPA | by TNB