terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Nutricionista funciona?


   Já consultei dezenas de nutris e uns 3 pares de endócrinos.. A fama é que Nutricionista é "dieta de gaveta" e Endócrino é "receita de remédio". Na real, eu acredito no seguinte:

   Acho que muito de dar ou não certo, é também a postura que você se coloca em relação ao seu médico. Não dá pra esperar 10 consultas pra ver se vai funcionar, por isso já coloco as cartas na mesa de cara. Na primeira consulta vou analisá-lo se realmente ele (ou ela) poderá vir a fazer parte da minha vida ou não... Quero saber da disponibilidade, da metodologia de trabalho, se vai me explicar o porquê das coisas, se vai aceitar que eu debata sobre determinado alimento, se vai se adaptar a minha vida e se está afim de me aguentar, pois sou CHATA!

   Teve uma metabologista, num SPA que fui que ficou a estadia inteira me convencendo a tomar leite todo dia, me deu 1000 razões pra isso e me provou por A + B que realmente meio copo de nescau de manhã (que fosse), faria meu dia melhor. Me deu 300 opções de como usar o leite e como não deveria. Até hoje tomo leite TODO o dia... se não for leite, é vitamina, é iogurte, é um queijinho.. mas enfim.. ela realmente me ganhou no conhecimento e é isso que a gente espera de uma pessoa que, teoricamente, estudou pra isso. 

   A gente não vai no médico só pra saber o que fazer, a gente vai pra saber COMO fazer, POR QUE fazer e QUANDO fazer.. Foi assim com um bando de alimentos que antes eu via escrito no papel que deveria comer, mas só fui comê-los realmente, quando entendi o porquê e o pra que de ingeri-los.

   A minha médica me ganhou num debate acirrado sobre fruta.. Odeio fruta.. Não tenho saco pra comer fruta, mas daí ela foi sugerindo.. faz vitamina, faz salada de fruta, faz no micro, compra fruta desidratada, coloca na gelatina, coloca no pudim, faz bolo, põe na salada, até que ela me disse, se nada disso te agradar, come cenoura.. pronto, tirou a obrigação da fruta da minha cabeça. Era o que eu queria, 50 opções de como comer fruta e se eu quiser, ter a opção de NÃO comer fruta..

   Até hoje eu lembro da explicação dela pro arroz integral.. eu me senti uma criança de 5 anos, mas toda vez que falo do arroz integral pra alguém, lembro da historinha que eles são peõezinhos que carregam a glicose e blah blah blah.. Ou do imã de geladeira de biscuit e da farinha branca (dá no mesmo comer um ou o outro hehehe).

   Sei que é uma via de duas mãos, tem que ser bom pras duas partes, tem que bater o santo, tem que ter afinidade, eles precisam ser mais que médicos (um pouco terapeutas) e nós, estarmos abertas e prontas pra isso..

   Bjkas!

Foto do Post: Não tem nada haver com o post, mas quando vi essa imagem, lembrei de uma vez que estava no trabalho e andei por toda empresa com uma trufa esmagada na minha calça. Pior que andar com uma trufa na busanfa, foi eu perdendo um tempão procurando por ela na minha mesa e todo mundo rindo....

14 comentários:

Natália Roberta disse...

Adorei o post!!!
Acho que é bem isso... entendermos como as coisas funcionam e ter outras opções que são do nosso agrado, assim, o cardápio não fica guardado e esquecido na gaveta!!!

Bjinhos e uma linda semana pra ti!

17/01/2012 18:39
Tassi Patinha Feia disse...

Boa Noite Amiga
Concordo plenamente com vc quando fala que depende mais de nós do que dos próprios médicos. Eu particularmente nunca me dei bem com nutricionistas porque não consigo seguir regras do tipo comer de tantas em tantas oras, tomar litros de água fora as comidas de passarinho. Me adaptei a endócrino e atualmente só a visito pra ter alguém que me cobre manter a forma. Mas acho que depois de tanto tempo vivendo em função da alimentação correta e com tantas formas de se pesquisar sobre ela atualmente a gente acaba sendo expert no assunto a grande diferença entre quem consegue e quem não consegue a boa forma é o fato de colocar o que sabe em prática.
Adorei o post como sempre e a fotinho é melhor ainda, kk.
Grande beijo e fique com Deus

17/01/2012 19:51
Graci Baiana disse...

Concordo plenamente com vc.
Um grande beijo.

17/01/2012 19:55
Lidy disse...

oie...

amei esse negocio de farinha branca e biscuit....é assustador pensar assim...

e vc tem razão...medico tem que contribuir pro nosso crescimento...senão serve pra que né

beijos

17/01/2012 20:36
Vivi Jardim disse...

Amiga!
Postei hoje no blog, preciso da tua ajuda! HELP!
beijos

17/01/2012 21:26
Anne disse...

Oiii! Penso isso tb! Aliás quando li o título do post pensei, funciona se tu funcionar junto, se não nem adianta ir...
beijos

17/01/2012 21:43
O diário da Livinha disse...

Oi linda, eu tmbm tive uma nutri muito legal que foi um divisor de águas na minha vida e na minha forma de comer, hoje como mal mas bem melhor que antes de conhece-la.

Bjs carinhosos

17/01/2012 22:23
Érica Oliveira disse...

concordo com vc, às vezes vamos em alguns médicos que tiram uma papel pronto da gaveta com uma dieta né?! não é bem assim que as coisas funcionam,acho que qndo achamos um médico bom eles meio que "fazem parte da família né?"

18/01/2012 00:36
Andressa disse...

Amei o post amiga!! Também sou assim, gosto de saber porque devo comer isso, porque devo evitar aquilo. Não apenas fazer uma listinha e te desejar boa sorte (uma vez eu fui numa nutri e ela me deu desejou boa sorte, acredita?).

Você é meu exemplo. Amo vc

Beijão

18/01/2012 08:25
Andressa disse...

Ah esqueci de dizer, amei a foto kkkkk (ai que pecado)

bjokinhas!!

18/01/2012 08:26
Sammy Leilane disse...

As vezes é a confiança num profissional que acaba ajudando, a confiança que passa pro paciente é que acaba ajudando, não adianta ir num profissional desses pedir ajuda pra algo que muitas vezes não envolve apenas má alimentação, mas sim coisas do lado comportamental, pscicologico e quando ir numa nutri, por exemplo, ficar fechada para aquilo que ela te passar, isso acontece (já aconteceu comigo, fui numa nutri mas estava fechada pra ela, tu vê como são as coisas...)

Ah! Aquela melissa que te falei que tinha pegado, chegou!!!!

Bjus!

18/01/2012 21:06
Fl@vi@ disse...

Gostei do post...

me siga

flavia-vou-conseguir.blogspot.com

bjs

19/01/2012 08:10
Amanda disse...

Ola linda estava com tanta saudades que vim correndo te avisar estou de volta e agora é pra ficar não me abandona tá ó acho que a respeito dos médicos vc está com tda razão agente tem que querer e ver que realmente eles são bons bjinhos não esquece de passar no meu e me dá umas dicas ok fica com Deus.

20/01/2012 00:50
Milena disse...

Só achei um nutricionista que me dei bem, era super calmo e explicava tudo que eu perguntava e o que não perguntava, mas o bendito do homem sumiu do hospital que me consultava e eu nem peguei tel. do consultório dele. Mas realmente a nossa atitude é que vai fazer a diferença.

Bjos.

20/01/2012 17:55

Postar um comentário

 

©2009Vida de SPA | by TNB