quinta-feira, 15 de setembro de 2011

FAQ Vida de SPA



Esse post virou o pequeno banner ali do ladinho do meu blog e já explico o motivo... Sempre que uma pessoa conhece a minha história ou visita meu blog e entra em contato, na maioria das vezes me pede uma dieta, um cardápio ou então o tal "segredo", a tal "fórmula" do meu emagrecimento. Daí me veio a ideia de criar um post referência sobre como foi toda a trajetória do meu emagrecimento e como é hoje em dia.

Será um tipo de FAQ. Ficará mais fácil pra quem está chegando e menos trabalhoso eu ter que responder várias vezes as mesmas perguntas :D

Depois de desistir da bariátrica mas decidir operar a mente e ter feito a loucura de no primeiro mês fazer a dieta pós-cirúrgica, caí na real e vi que teria que mudar tudo, aí realmente começa minha reeducação alimentar.

Como eu ía fazer a redução, estava a par do estado em que meu organismo se encontrava. Estava calejada de consultas com nutrólogos e endocrinologistas, mas não desisti! Encontrar médico bom está na mesma proporção que achar marido rico, bonito e fiel, mas uma coisa é certa: Enquanto não sair saltitando de felicidade da consulta, continue consultando com outros, até encontrar sua "alma gêmea" médica. Sem exagerar, acho que consultei em torno de 20 nutricionistas (uma até era beeem gordinha).

Segui os primeiros meses à risca o que a médica havia me passado. Refeições rigorosamente fiéis, quantidades exatas e tudo mais. Assim foi por pelo menos por 6 meses. Depois eu mesma me dei alta e fui à luta!

O que eu compro no Supermercado?
O que eu compro não mudou nos últimos 3 anos:
Arroz integral, feijões de todas as cores, grão de bico, lentilha, farinha integral, verduras, legumes, uma que outra fruta (odeio), temperos light, bolachas integrais, pão integral (embora agora eu faça o meu, também), massa integral, açúcar mascavo, adoçante de sucralose, gelatina diet, iogurte light, requeijão light, pudinzinho diet, ervilha e milho enlatados, palmito, atum light, azeitonas, azeite de oliva, nescau light, leite desnatado, molho de tomate pronto light, catchup light, suquinho zero, coca-zero, Castanha do Pará, creme de leite light, óleo de canola, margarina light e assim por diante...

O que não entra na minha casa?
Açúcar branco; Farinha branca ou qualquer produto que a tenha como ingrediente; Carnes e embutidos; Produtos industrializados; Qualquer outro tipo de produto que tenha origem animal.

Como analiso que posso comer um industrializado?
Simples, direto no rótulo: Gorduras totais precisam ser inferiores a 3,5gr O ideal é 3gr mesmo, que é o que a OMS recomenda. Assim escolho minhas bolachas, meus enlatados e qualquer tipo de produto.

Como produzo minha alimentação em casa?
99% das vezes sem usar qualquer tipo de óleo. Não uso no arroz, no feijão ou em qualquer refogado. Aprendi a refogar com água em panela teflon ou assar! Azeite de oliva só na salada. Gordura no meu corpo só entra do bem!

De onde tiro minhas receitas?
Procuro no google, compro livros de SPAs, troco com outras blogueiras e as vezes adapto receitas normais para se tornarem light e integrais, altero ingredientes e testo. Nem sempre dá certo, mas quando dá, entra pro cardápio!

E os doces?
Zero açúcar branco. Um doce com açúcar branco no meu organismo resulta em 3 dias (pelo menos) de "fissura". Fico querendo mais e mais e mais.. melhor não sofrer, então, invisto em pudim diet e qualquer outro doce com adoçante culinário, uma cuca integral com açúcar mascavo, gelatina diet, meu shake...
No primeiro ano não comi nada de doce, nada mesmo. Segui a risca a orientação da Nutróloga. No segundo ano me permiti comer a cada 3 meses, no terceiro foi uma vez a cada 40 dias e hoje seguro o máximo possível.

E o refrigerante?
Antes eu só tomava refrigerante. Pra conseguir "desmamar" do refri fui substituindo. Intercalava entre refri zero e chá, refri zero e ice-tea, refri-zero e suquinho diet. Aos poucos fui aumentando a quantidade de outra coisa e diminuindo o refri. Hoje em dia tomo quando tenho vontade, digamos que 2x na semana, mas não é mais um vício. Vivo perfeitamente bem sem refrigerante. Fiz o mesmo com o arroz integral, primeiro fiz branco com parboilizado, depois parboilizado com integral até conseguir me acostumar só com o integral.


Ainda frequenta a nutróloga?
Sim, pra quem teve colesterol a 440 não pode ficar sem médico. Aliás, ninguém pode! Faço os exames de rotina, conversamos sobre novos cardápios e rimos bastante, ela me conhece melhor que minha família!

Como faço quando tem festas ou eventos?
Dois dias antes restrinjo minha alimentação (cerca de 500 calorias diárias) e como normalmente no evento. O que jamais quis me tornar é aquela ex-gorda chata que vive criticando a comida ou entra em pânico quando vê um buffet ou um docinho de festa! No dia posterior a comilança faço uma dieta líquida e pronto. Aprendi que não dá pra correr atrás de prejuízo, melhor se antecipar e ter margem de sobra pra queimar.

E em situações inesperadas?
Me faço as seguintes perguntas:
Ontem eu comi menos?
Faz mais de 15 dias (pelo menos) da última jacada?
Amanhã vou conseguir fazer líquida ou reduzir calorias?
Vale a pena?
Se todas as respostas forem sim, mando ver!

Como conseguir pensar antes de comer?
Não vale rir, mas as vezes eu cantava (mentalmente) toda a música Faroeste Caboclo do Legião enquanto pensava se valia a pena. Aprendi a desvincular a ação automática de mandar a comida direto pra boca. As vezes dizia que estava rezando, as vezes dizia que estava enjoada, as vezes dizia que precisava ir ao banheiro, enfim... Foi-se o tempo em que tínhamos que correr de tacape atrás da comida. HOJE EM DIA ELA NÃO FOGE! Então, que fique ali e espere...

E atividade física?
No início caminhava, muito, até a marca de duas horas de manhã e duas de tarde. Só fui pra academia mesmo no ano passado, quando senti que não seria "olhada"... Tem meses que malho 4h por dia, tem meses que malho 1h. Depende de como estou me sentindo, não tenho rotina pra isso. Mas continuo caminhando!

E os SPAs?
A minha média de estadia em SPA é de 7 à 15 dias. Usei SPA quando estava naquelas fases em que a balança não mudava mesmo fazendo tudo certinho. Nesses momentos queria jogar tudo pro alto e comer. Quando estava assim frustrada, me hospedava em SPA. Sempre foi um santo remédio. Emagrecia, viajava, arejava a cabeça e recarregava as baterias pra seguir firme em casa! Foi assim dos 80 e poucos quilos até agora. Se sinto que estou me perdendo, vou pro SPA!

E a família?
A família hoje come o mesmo que eu. Não tem nenhuma diferenciação de cardápio aqui em casa. Não mudei do dia pra noite, mas fui inserindo os alimentos saudáveis e aos poucos foram aceitando.

Por que não come carne?
Não que eu morra de pena dos animais, mas acho nojento qualquer tipo de carne e sou assim desde criança. Realmente eu nunca gostei e sempre evitava, por esse motivo não tive dificuldade de tirá-la por completo do meu cardápio. Meus filhos são iguais e embora eu tenha tentado durante um tempo empurrar carne pra eles, decidi que deveria respeitar seus gostos, assim como eu gostaria de ter sido respeitada na infância. Se você é totalmente carnívoro e corta a carne, terá anemia na certa. Se não é, não terá problema algum. Pelo menos isso é o que minha médica me disse, meu organismo sabe tirar o ferro de outros alimentos perfeitamente bem :D

Se pesa todos os dias?
Praticamente sim, digamos que o emagrecimento seja um plano de ação e seu peso e medidas seus indicadores. Como saber se o que você está fazendo está dando certo senão pela balança? Foi terrível no início, mas hoje considero que foi crucial para aprender a me conhecer e saber como cada alimento é "processado".

Sente fome?
Siiiiiiiiiiiiiiiiiim e quem disser que não sente, está mentindo! Mas vem cá? Qual o problema de sentir fome? Considero que existem vários níveis de fome e o maior problema é diferenciar fome de vontade de comer. Como aprender a fazer essa divisão? Passando fome, oras!!!!!!! Presto atenção no meu corpo SEMPRE.

Teve que fazer plástica?
Sim, fiz abdominoplastia e lipo nas costas. Meu corpo é tipo maçã e cheguei a ter mais de 130cm de cintura. Quando emagreci fiquei com a temida barriga avental. Só na faca pra tirar. Fiquei também com duas bolas nas costas de gordura localizada, por isso a lipo. Ainda vou fazer os seios, pra levantar e tirar pele, mas não é uma aberração. Minhas pernas e braços voltaram ao normal, quase normal, digamos. Acredito que muito foi por causa da alimentação correta e depois a malhação. Mais informações, acesse o post específico sobre isso:


Quanto tempo levou para emagrecer?
Comecei minha R.A. no dia 31 de março de 2008, no primeiro ano bati a casa dos 80kg (- 33kg), no segundo ano a casa dos 70kg (-11kg) e no terceiro ano cheguei na casa dos 60kg (-13kg). Atualmente oscilo entre 60 e 64kg (quando estou em TPM).


E a celulite? Estrias? Flacidez?
Minha celulite diminuiu cerca de 90% só com a alimentação e exercícios. Estrias são um problema, minhas estrias antes chegavam a ter um dedo de espessura e tive muitas nos meus 32 anos de gordinha! Boa parte saiu na plástica, mas no final de 2010 dei uma engordada de 8kg e surgiram novas! Passo cremes hidratantes diariamente no meu corpo após o banho, mas nunca fiz nenhum tratamento. Flacidez é fato e não me preocupei com ela no primeiro ano. No segundo quando comecei a frequentar SPAs minha flacidez diminuiu muito. No terceiro, malhando diariamente, resolvi quase tudo. Vi que o corpo precisa de tempo pra se "reorganizar" por isso cuidei de um problema de cada vez.

Se houver outras dúvidas, fiquem à vontade, conforme forem entrando os comentários, vou colocando novos tópicos ;)

Como sempre digo, minha vida é um blog aberto!!!

Bjkas!

Foto do Post: Imagem do Banner 

15 comentários:

Rachel disse...

Ameeeeei seu post! Adorei ler cada pedacinho!!! É, não tem fórmula mágica o lance é fazer escolhas consciente e agir!!! Mais sucesso pra vc!!!

15/09/2011 21:53
GAUCHA TRI LEGAL! disse...

Nossa bem explicadinho. Adorei as resposta. Nota 10!

15/09/2011 23:41
Ana Paula disse...

Bem legal seu post! Os seus passos ficaram bem claros e fáceis de ler! Muito bom mesmo! Muito boa sua trajetória! Parabéns!

16/09/2011 01:29
Anônimo disse...

ADOREI ESTE RAIO X DO SUA TRAJETORIA DE SUCESSO!!!

goataria de lhe sugerir um tema,ESTRIAS.......
pois depois que a gente emagrece,teremos que conviver não só com a flacidez e cicatrizes de plasticas,mas infelizmente com as temidas ESTRIAS...
ja tentei de tudo,da dermato mais top de consulta de 500 reais e tratamento de 2.00,até dermato baratinha,e cheguei a uma conclusão depois de 14 TENTATIVAS DE TRATAMENTOS,com metodos e medicos diferentes,e de cidades diferentes...
-que milagre não existe
-pagar caro não é garantia nenhuma de tratamento bom
-e medico nenhum garante resultado
-por fim o prejuizo financeiro,e fisico só fica para nos mesmas,

mas como não desisto até que encontre um ultimo feiche de luz no fim do tunel,agora estou em busca de depoimentos reais,de alguem que tenha feito o famoso tratamento da dra.simone tobias,porque queria uma referencia mais concreta,e está bem dificil encontrar pacientes deste tratamento,o interessante é que ela tem anuncio a muito tempo nas paginas da revista plastica e beleza,e no proprio anuncio,se compromete muito,pois ela afirma que de 6 a 7 sessões,ela cura as estrias e elas nunca mais voltarão,tem até foto com os resultados...
mas como a gente pra saber tem que pagar pra ver,e eu já paguei muitos....rios de dinheiro em estrias,que poderiam ser convertidos em temporadas em spas.....
dai estou mega na caça em busca de alguem que realmente tenha feito...
gente se ela relamente cumpre tal promessa de resultado,então nossos pesadelos com estrias estarão com os dias contados...
o unico inconveniente é arriscar no escuro,pois de 500 a 800 reais todo mes,sem saber resultado,fora os custos de viagens a sp?
SERÁ QUE ALGUEM CONHECE,ALGUMA SANTO COM ORAÇÃO BOA PRA ESTRIAS?

SORRY DO COMENTARIO ENORRRRME,
ABRAÇOS
LORENA

16/09/2011 03:49
Lo Maestri disse...

Seu post foi muito bom. Uma motivação grande para nós que estamos emagrecendo pela primeira ou pela décima quinta vez. Muito sucesso para você e para todas que se sentirem motivadas lendo esse post! Eu estou entre elas!

bjoca

16/09/2011 06:39
Lidy disse...

Olá...

Nossa Aline...eu dava dando uma olhada nas suas fotos antes e depois..(acredita que ainda não tinha visto? já conheci seu blog na fase magra)...e fiquei impressionada com seu emagrecimento...caracas...vc é linda...e sua blz estava toda escondida atrás de sua gordura...vc é outra mulher.....

Continue firme...e não se permita nunca voltar ao antes novamente....parabéns por sua conquista...

Fiquei mega inspirada...

Beijão!

16/09/2011 07:56
disse...

Oi flor, adoreiiiiiiiiiiii este post, ajuda mto pra quem está começando (meu caso), sei que é força de vontade e paciencia mas esta dificil estou na luta, mas vou vencer.
bjs bom fds ;)

16/09/2011 08:32
Rose disse...

Poxa Aline por isso que te admiro tanto você é muito autroísta, divide sem problemas suas experiências!!!! Consegue ter noção de quanta gente você ajuda com os seus gestos tão generosos??? Muitas...Eu sou uma delas me sinto motivada cada dia que entro aqui e leio, dou risada já até chorei é muito bom!! Que Deus te abençoe sempre , BJsss

16/09/2011 09:02
Renata Perim disse...

Uau Aline, como sempre vc surpreendendo, amei os post. Beijocas!

16/09/2011 09:11
Rosangela Souza disse...

Que lição de vida que vc é mulher,parabens.To seguindo aqui da uma olhadinha no meu blog tambem beijos

http://menospesomenosmedida.blogspot.com/

17/09/2011 02:40
Micha Descontrolada disse...

BEM Legal essa nova "coluna" do blog, adorei ler e saber todos os seus truques...

Um ótimo fim de semana!!!

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

17/09/2011 21:27
Gilva disse...

Amiga que maravilha esse post, muito esclarecedor, muito obrigada. E as fotos lá em cima ameeei.
Sobre meu post....não resisti e comentei o CSI, rs tenho medo de assistir supernatural (ok sou cagona,rs) mas vou assistir um episódio para conhecer o Dean,rs
Bjão

18/09/2011 21:18
Anônimo disse...

OI ALINE MEU NOME É VANIA TENHO 123 E QUERO MUNDO EMAGRECER O Q VC ME DIZ COMO FAÇO PARA CONVERSAR CONTIGO ESTOU NO UNIDAS CONTRA A BALANÇA MAIS CADADIA TUDO SE TORNA MAIS DIFICIL MEU NOME É VANIA

26/10/2011 14:47
LUÁLIS ROSA disse...

Realmente perfeito esse teu post... As mesmas perguntas as vezes nos incomodam, principalmente quando a gente não está muito paciente. E é bem legal conhecer um pouco mais da sua história, eu mesma nem tinha olhado todas as suas fotos.
Beijos

27/10/2011 20:15
rochele disse...

Aline sou sua prima e fiquei sabendo hoje sobre blog estou mto interessada entre em contato comigo bjokas priminha.....

08/11/2011 15:10

Postar um comentário

 

©2009Vida de SPA | by TNB