sexta-feira, 24 de junho de 2011

Suflê de Soja


Essa receita fez parte da dieta proteica que fiz no SPA, gostei tanto que, na época, pedi à cozinheira que me explicasse como fazê-la em casa. Desde que cheguei pensava nela, mas só hoje surgiu a oportunidade. Segui as regras e fiquei super satisfeita! Primeiro porque ela é rápida e praticamente toda de microondas, odeio ficar na cozinha muito tempo! Segundo porque ela serve como prato principal para quem está em dieta e guarnição para o restante da casa, ou seja, incluí no cardápio do almoço hoje aqui em casa!


O rendimento é de duas porções bem generosas, cada uma de 180 calorias. Perfeito para refeição principal! Segue abaixo...

Modo de Preparo:
1 - Lave bem em um escorredor fino 1 xícara de PVT (carne de soja, usei a miúda escura que imita carne moída) e coloque num pirex médio fundo com 2 xícaras de água. Leve ao microondas por 6 minutos;
2 - Lave novamente a PVT em água corrente, esprema bem e leve ao fogo com 2 colheres de shoyo + cebola picada + alho picado + 2 colheres de sopa de milho (de lata mesmo) + 1 tablete de caldo de legumes Vitalie + ervas (ponho um pedacinho de folha de louro, orégano e uma pitadinha de manjericão. Uso sempre uma frigideira teflon (assim não preciso usar óleo algum!). Refogue como se fosse carne moída;
3 - A parte bata duas claras e uma gema e reserve;
4 - No ramekin monte: PVT já prontinha conforme descrito acima, sem seguida cenoura ralada (cerca de 3 colheres de sopa), depois 1 fatia de ricota esfarelada (amassada com o garfo) e por último regue com um pouco dos ovos batidos.
5 - Leve ao microondas o suflê montadinho no ramekin por mais 4 minutos, desenforme e pronto!

Importante: Os ramekins que uso em casa são tamanho grande por isso rende duas unidades. Em ramekin comum, acredito que renda 3 ou 4 unidades. Dá pra montar também em um refratário comum, preferencialmente fundo, pois a graça está em desenformá-lo :D e vê-lo como uma obra de arte!

Você pode:
1 - Substituir a cenoura por outro legume ou folha de sua preferência. Já pensei em fazer com brócolis e com espinafre. Tudo combina com PVT!

Bjkas!

Voltar para Receitas
Voltar para Pratos Quentes

3 comentários:

Milena disse...

Oi guria!!!
Que delicia amo soja, mas não sei fazer muitas receitas vou testar essa!! na segunda que vou fazer compras vou aproveitar para comprar tudo!!!
Beijosss e um ótimo fim de semana!!!

25/06/2011 14:26
Sammy Leilane disse...

oh coisa que deve ser bem boa viu??? sabe que num acesso de loucura comprei uns quantos ramequins (tenho dois conjuntos com 4 peças cada, mas todos brancos, me faltam uns coloridos... #a doida dos ramequins), aí adoro fazer tudo mini, mini lasanha, mini suflê, mini bolo, enfim, é uma delicia!!!! e essa receita deve ser maravilhosa!!! bjus!!!

25/06/2011 19:17
Amélia d'Schappo disse...

Oi, Aline!
Caramba, entrei no seu blog hoje pela primeira vez e fui ver as fotos de "Antes/Depois", enquanto via algo me pareceu familiar. Depois quando vi as revistas nas quais você saiu, vi da onde veio a familiaridade! Eu tenho a edição da Boa Forma que você saiu. Noooossa, você ficou linda! Parabéns mesmo pela conquista! Você é um exemplo de que querer é mesmo possível! (:
Beijos!

25/06/2011 20:24

Postar um comentário

 

©2009Vida de SPA | by TNB