segunda-feira, 2 de maio de 2011

Vida normal???


Opa! Alguém invadiu o blog da Aline???


Não se preocupem... Este é apenas o primeiro post convidado do blog!

Bom, pra quem não me conhece, sou a Sammy Leilane do blog maislightdoquenunca.blogspot.com, pra quem não conheço, muito prazer!

Esse final de semana fui dar uma passeada na Fenavinho Brasil 2011 em Bento Gonçalves/RS, feira gigante, com várias vinícolas e vários outros expositores (inclusive trouxe uma muda de orquídea que a flor só eu e marido vimos, o pessoal aqui só vai descobrir quando ela crescer hehehe)..

Aí, por lá nas vinícolas, chega a ser desfeita se tu não degusta todos os vinhos que eles oferecem para degustação, eles querem que tu experimente todos os sabores possíveis. Conhecemos vinhos fantásticos, alguns de uvas que nem conhecíamos. E como muitos são caros, a gente primeiro prova, vê o melhor e assim leva!

Então, lembrei duma conversa que tive com a Aline a respeito das coisas que fazíamos para tentar nos sentir como "pessoas normais". Como assim, pessoas normais???

Quando estamos em dieta, RA, seja lá o nome que prefere dar, estamos indo contra o fluxo do que o mundo hoje espera da gente. O mundo espera que a gente gaste dinheiro, coma fora, quando tiver festa que a gente experimente e coma todos os doces da festa, quando tiver comida na mesa, não pode sobrar nada.

Então, a gente não quer comer duzentos salgadinhos numa festa (no máximo meia duzia porque tem um ou outro muito gostosos e que valem a pena), a gente quer gastar dinheiro em outras coisas além de comida (eu gasto tudo em roupas e esmaltes! hahaha), a gente não quer comer toda a comida que está na mesa (se sobrar na panela, que mal tem comer depois no jantar??). Ou seja, a gente não quer dar a atenção que a comida sempre leva em todos os eventos. Até li uma crônica que agora não me recordo se era do Paulo Santana ou da Martha Medeiros que falava justamente disso: Se há um grande músico no palco, ele terá toda a atenção do mundo, menos quando começarem a servir o jantar!

E aí ficamos naquela duvida: poxa, quem tá errado? eu que quero comer menos e ficar magra e saudável ou o mundo que adora comer e esbaldar?? Bom, gosto de dizer que a gente não pode querer mudar o mundo, a gente está indo ao contrário do que ele "acha que tá certo". Então, a gente se adapta a ele e pronto. Ainda somos minoria, infelizmente.

Claro que não há mal nenhum em tentar doutrinar a família, eu consegui doutrinar meu marido, então, quando tiver filhos, essa doutrinação da comida saudável será muito mais fácil pra mim! Vejo muitas meninas me perguntarem se faço duas comidas, uma pro marido e pras crianças e uma pra mim! Mesmo se meu marido não gostasse de comida saudável, eu ia fazer uma comida só, não por imposição, mas é fácil deixar uma comida comum mais leve:

->O feijão não precisa ter óleo (uso uma colherinha só de óleo na panela de pressão pra não criar espuma e entupir os buraquinhos, e só).
-> Se não gosta do arroz integral, misture metade de arroz parbolizado (que pelo menos tem alguns nutrientes conservados) e metade de arroz integral. Não use gordura nenhuma pra fritar o arroz, eu sempre faço o arroz direto, espero esquentar a água, coloco o arroz e deixo lá cozinhando com o tempero que quero!
->carne vermelha solta gordura, mesmo sendo a carne vermelha mais magra do mundo (tá exagerei, mas carne vermelha sempre tem gordura). Então, pra que colocar alguma gordura pra grelhar ou refogar ela?? Ela mesma vai soltar a gordura! Ou use carnes brancas sem gordura e refogue em panelas anti-aderentes.
-> Todo mundo come salada na tua casa mas ninguem gosta de azeite de oliva purinho extra-virgem? todo mundo gosta de salada com sal? faça as saladas sem nada de tempero e deixe que cada um tempere ao seu gosto. Gosto de azeite de oliva por ter gorduras boas, alguns ômegas bem interessantes, porém, não abuse, é pouquinho!!!!

Tudo pode ser adaptado em casa e ninguém reclamar... Ou como você é quem faz a comida, faça todo mundo ficar saudável na marra kkkk...

Mas onde quero chegar em tudo isso? o que tem a ver a feira do vinho que fui com o fato de querer ser normal??

Simples: A gente não precisa se privar de tudo que gosta e de tudo que dá prazer. Claro, quando ainda estamos iniciando todo o processo de emagrecimento, a gente acaba se privando de muitas coisas até para a gente aprender a viver sem e isso não fazer falta.

No início da R.A. me privei de muita coisa sim, mas hoje em dia até me permito alguns abusos, mas compenso tudo, sempre, pois cheguei quase no final da caminhada e aqui o bicho pega e parece que por menos que se coma, tu não consegue emagrecer! Aí, faço minhas estripulias uma vez por semana, e nos outros dias faça tudo beeeem certinho, e consigo emagrecer ainda um pouquinho, mesmo sendo pouco, sei que aos poucos chego lá!

A normalidade de ser light para o mundo depende de como encaramos a comida e nossas compulsões. A gente precisa agir com naturalidade ao dizer não para alguma coisa que nos oferecermos e não estamos afim de comer por N motivos, ou quando querem que a gente se sirva mais uma vez naquele almoço, dizer que aquilo já deixou satisfeita. Não precisa dizer que "está de dieta" para Deus e o mundo, às vezes falar é pior ainda! Tá nervoso porque tem algo muito gostoso e calorico numa festa ou reunião e queres resistir? Saia de perto, converse com o pessoal, enfim, se distraia! Crie sua técnica! O mundo nem vai perceber que estás de "dieta"!

Não deixe de sair num restaurante com amigos ou com o marido! Escolha um restaurante ou lancheria que possua opções um pouco menos calóricas e pronto, se estiver seguindo a R.A., te garanto que nem vai conseguir comer toda a refeição, mesmo sendo com menos calorias!

O pior as vezes é se privar de tudo, pois aí quando estiver numa situação de perigo, a gente não vai saber agir... Comigo, pelo menos foi assim na primeira dieta que fiz há uns anos atras, evitava sair em lancherias e afins, fui pra praia, só comi porcaria porque não sabia cozinhar e voltei da praia sem entrar no shorts. E foi aí que ganhei esses 30 quilos a mais, aos poucos, de novo.

Controle é preciso sim, mas apreciar o que gostamos, melhor ainda! Eu disse APRECIAR, não morrer bebendo ou comendo, aprecie, sinta o sabor, o aroma, experimente, e pronto. Sentiu o sabor? tava bom? então tá. Aprenda a viver "normalmente", compulsão não é normal, não é saudável.

O que quero dizer é: Se ame, se cuide, se goste. Isso sempre é o mais importante. Se abusou do corpo, cuide para que ele se recupere! Seu corpo é sua principal morada, ele quer moderação e quer nutrientes para funcionar da melhor maneira possivel!

Moderação em tudo na vida é o ideal! Nunca esqueçam disso!

29 comentários:

Aline Ferreti disse...

É claro que o primeiro comentário tem que ser o meu :)))))

Sammy,

Obrigada pela participação! Tu foi a primeira gaúcha que conheci a Blogosfera e te admiro muito! Ultrapassamos a barreira do virtual quando nos conhecemos no lightchê e nossa amizade tem se fortalecido cada vez mais, desde então!

Sobre o post, tem tudo haver conosco e garanto que com muitas meninas que vão lê-lo, pois encontrar o ponto de equilíbrio é um dos aprendizados mais difíceis da R.A.!

Bjka no coração!

02/05/2011 09:42
Rosângela Massoterapeuta disse...

Oi que novidade legal!!
Adorei o post ;)
Beijosssssssss

02/05/2011 09:43
Iza Barros disse...

Oi meninas???!!!Adorei a novidade e adorei o post,otimas dicas.
Otima semana para vocês.
Bjks

02/05/2011 10:04
Amanda disse...

...a mais pura verdade! Moderaçao é td!
Adorei a reflexao, o post convite e as palavras de entusiasmo e realidade! Parabéns Sammy e Parabéns Aline pela iniciativa!!!

bjao :)

02/05/2011 10:11
Andressa disse...

Adorei a novidade e o post é muito bom!!!

Moderação é a palavra chave para uma vida melhor!!!!

um abração meninas!!

02/05/2011 10:12
Patricia disse...

oi Legal o post, temos que ter moderação, afinal a vida fora RA continua, e vc não pode se isolar, tb coloquei a família inteira na proposta, afinal tô cuidando do futuro de todo mundo, até dos magrelos da casa, uma escapulida ou outra pode, tem alei da compensação, só não pode virar regra bjs

02/05/2011 10:22
Anna disse...

adorei a parceria, a novidade, muito legal o post, bjs as duas

02/05/2011 10:24
Fofinha disse...

Adorei a invasão...hehehe...Bjos

02/05/2011 10:35
Giovana disse...

Adorei a novidade...penso que esses posts de convidados irá enriquecer ainda mais esse blog que eu amo tanto...bjos

02/05/2011 10:51
Gilva disse...

Interessante, tanto o conteúdo do post quanto a novidade de postar assim.
muito legal.
Bjs

02/05/2011 12:20
Unidas contra a balança! disse...

Isso ai Samy..eu ja fiz um post dizendo exatamente isso...nada na RA é proibido né...é só comer pouco...e deu.

Bjus e boa semana!!

02/05/2011 12:53
Roberta Zero Cal disse...

Sammy... ontem eu já tinha percebido o seu nome ali no campo das colaboradoras, achei o máximo isto. Vcs duas são dois exemplos a serem seguidos, duas lutadoras que emagreceram muuuuuito com saúde e perseverança.
Quanto a sua pergunta, acho que certo está aquele que quer estar bem consigo mesmo, comendo menos e gastando o seu rico dinheirinho com coisas que lhe fazem mais feliz.

Agora, comentário para a Aline: Então... pitacos eu nunca ouvi mas eu estava me sentindo vetada para postas coisas do tipo "estou me sentindo depre pq jaquei" aí minha mãe já ficaria preocupada achando que estava realmente em depressão hehehe. Enfim, me sinto mais a vontade assim no "anonimato". Ah, até coloquei meu nome no meu perfil, gosto que saibam meu nome. As vezes acho meio esquisito vc dizer "oi Zero Cal" hahaha.

Beijos e obrigada a força sempre

02/05/2011 14:08
waldety disse...

Que bom a parceria menina,e muito interessante tudo que escreveu e para mim R.A deixando tudoooo que gosto fica dificil e acho que é isso que vc falou mesmo,comer e não se esbaldar de comida .
Beijão e boa semana.

02/05/2011 14:41
★$ Naиđ♂ N£яi $★ disse...

Amei essa parceria. Ficou muito legal.
As dicas do post também são ótimas, pois nos ajudam a não parecer um ET frente as pessoas.
Beijo no coração!

02/05/2011 15:01
Patty Zunin disse...

Boa Tarde querida!
Eh bem isso ai mesmo neh, eu acho que tem que mudar dentro de nós , não adianta de nada as pessoas ficarem te dizendo que fazer certas coisas se vc nao nao quizer...
Nós aceitando mudar jah uma grande vitória..
bjusss

02/05/2011 15:17
Bethynha disse...

adorei o que vc escreveu Samy...precisamos cuidar sim do nosso corpo..antes que seje tarde demais..queria me livrar dads compulsoes..pq so esta me prejudicandooo..mas vamos ter calma nessa hora...
ahh bento gonçalves eh pertinho da minha cidadeeee..moro em Carlos Barbosa..
opaaaaa Aline vc vai ficar sumida ne?bom spa e que vc volteeeee com os kilinhos a menos que vc deseja

bjosss

02/05/2011 15:28
Pérolla Yara disse...

Seja bem-vinda Samy, adoreiii o post! Tudo maravilhoso!
Esse é o caminho, aprender a apreciar tudo com moderação, sem exageros. Aprender a se amar, se cuidar e dar ao corpo o que ele precisa de verdade, nutrientes e carinho.
E boa sorte Aline, vai com tudo! E volte ainda mais lindaa!
Beijoo

02/05/2011 16:51
Mili disse...

Eu já visitei essas vinicolas e são tudo de bom! e adorei o post porque a verdade é exatamente essa : saber ter moderação!:)
Vamos juntas, semana começando! beijos

02/05/2011 17:20
Daiana disse...

Genteeee ameeeiii!!! Muito dinâmico e surpreendente esse seu cantinho em??? Rsrsrs
Quanto ao post, foi muito bom aprender sobre Ra mais um pouquinho; e sobre a vida da amiga,e quantas dicas boas em?? Como e bom saber que chega uma hora que conseguimos um equilíbrio sobre a alimentação ,sobre a vontade ,sobre o corpo,e espero chegar lá !!! Beijocas no coracao das 2 rsrsr

02/05/2011 17:24
pattydedieta disse...

Oi queridas.
As duas, a dona do blog e a que invadiu.
RS, conheço as duas.

Aline querida.
Obrigada pelo apoio no meu bloguinho.
Depois de tanto tempo ausente, bom saber que ainda posso contar com seu apoio.

Ótima semana.
Beijos.

02/05/2011 19:43
Giza disse...

Oieee para vcs duas!

adorei o post e a ideia da dinâmica.
Uma linda semana para vcs!
Bjinhos

02/05/2011 20:05
Akasha Taltos disse...
Este comentário foi removido pelo autor. 02/05/2011 20:53
Akasha Taltos disse...

Oi Aline. kk vou ter q pagar terapia para 2 então.Agora vou ler este post de convidada. Bjks

02/05/2011 20:53
Eu Preciso e Vou Emagrecer disse...

perfeito amei a iniciativa, a vcs sucesso sempre viu uma linda semana bjs no ♥

02/05/2011 21:32
Madre Madalena da Santíssima R.A. disse...

Querida Alma Magra em Cristo
Adorei essas Santas Dicas!
Santo Ósculo em seu coração!

02/05/2011 21:46
Sammy Leilane disse...

Adorei!!!!!!!! quero invadir mais vezes hehehe!!! o resultado ficou ótimo, daqui a pouco é tua vez de ir no meu cantinho!!!! bjus!!!

02/05/2011 21:56
Jacki disse...

Nossa, adorei esse post! Concordei aí com cada palavrinha!!!!

02/05/2011 23:33
Ley Freitas disse...

Muito bem vindas todas as dicas, mas devo dizer que estou tendo dificuldade em moderar os alimentos, principalmente depois que o meu gastro me deu uma lista enoooorme de alimentos proibidos para minha gastrite... Sabe de uma coisa? Tenho que confessar, nao to conseguindo cumprir muito essa dieta e volta e meia tenho azia e ma digestao...horrivel isso...mas vou tentando...

Bjos para as duas, Aline sempre fofa e atenciosa e voce Samy, quase minha chara: Leilane voce e eu Leyanne...rsrs

p.s.:descupem meu pc esta com problemas e nao consigo colocar a acentuaçao...

02/05/2011 23:43
Amanda disse...

Oi Aline, td bem?
Olha se vc quiser eu te mando um kit chá sem nenhum problema, tá? é só dizer que sim que eu te mando e tenho certeza q vc e sua família vai adorar, ao menos pratico é!! rsrrs


Ah! Eu tmb nao consigo fazer esses desafios grupais, faço só esse meu que é tipo, um puxao de orelha, sabe? Se ando chegando perdo da jaqueira, faço 15 dias bem ligths e controlo mais, rsrsrsrs


Bjao :)

03/05/2011 03:07

Postar um comentário

 

©2009Vida de SPA | by TNB