domingo, 1 de agosto de 2010

O Vício pela Comida


Eu, gaúcha que sou, fui criada debaixo de muito churrasco. Costela, picanha, frango, linguiça e sabe lá quantos tipos mais de carnes disponíveis em um única refeição. Sem contar as sobremesas de campanha que vem depois: arroz doce, sagu, ambrosia...


Não dá pra negar que o churrasco de domingo une a família e é divertido, mas o resultado dessa criação foi bastante trágico, meu colesterol foi a 390 e triglicerídeos a 410 (exame que fiz depois de 30 dias de dieta e já tinha emagrecido 17kg!).

Até conseguir ter um resultado de sucesso, tentei de tudo e visitei dezenas de médicos. Hoje, analisando a fundo o porquê de ter dado certo, vi que o único resultado concreto que tive foi quando eu optei pela R.A. totalmente voltada para os alimentos integrais.

Pode ser meio xiita, mas no início, minha médica foi clara e me disse que eu ía sofrer como uma viciada em drogas em abstinência. Mas se eu conseguisse passar pelo período de desintoxicação (cerca de três meses), eu estaria "limpa" e seria mais fácil a cada dia.

Ela não cortou nada, simplesmente substituiu tudo. Arroz branco por integral, açúcar branco por máscavo ou se necessário sucralose, farináceos brancos por integrais e carnes de gado e frango por peixe, e praticamente me tirou o sal. Na prática, minha alimentação deu uma guinada de 180°!

A sensação era realmente de uma pessoa viciada. Porque minha dieta era de 1600 calorias, ou seja, não era pouca comida, não! Mas mesmo assim, tinha dias que eu tinha tremedeira ou alternava entre tristeza e alegria.

Me dei conta eu tinha sintomas físicos muito fortes e que meu corpo pedia por açúcar, porcarias e gordura. Por consequência meu cérebro tentava encontrar maneiras de conseguir o que o corpo pedia, daí vinham os pensamentos sórdidos que fazem a gente numa fração de segundo... jacar!

Foi assim por uns quatro meses, mas aos poucos meu corpo se acostumou e aprendeu a ter satisfação com o que recebia... me desintoxiquei!

Se eu posso ajudá-las e quero muito, é dizendo que nós somos as MOCINHAS e a comida ruim é que é a VILÃ. Se em um período de fraqueza adquirimos o vício ou pior(como no meu caso), herdamos de família, só nós poderemos controlá-lo, mais ninguém!

Difícil vencer o vício? Sim, mas você pode! Só precisa decidir se realmente quer, pois terá de ser forte e determinada pra conseguir.

Bjkas e uma ótima semana!

PS: A foto do post é de quando voei de parapente! Mais um desejo realizado depois de emagrecer!

33 comentários:

Flá BH disse...

Uau... muito corajosa voar de parapente rsrsrs linda foto
ai ai eu como mineira que sou fui criada com muita comida gorda, pesada, do tipo feijão feito em banha de porco... e claro com muito tira-gosto dos butecos que tem aqui em Belo Horizonte. E como eu estou iniciando a minha RA, eu falo pra vc... é difícil de mais ficar sem o que agente é acostumada a comer há décadas. Agente pensa: poxa, só um não vai fazer mal!!! Só que no fundo pensamos só na caloria e em emagrecer... e não pensamos no que esse alimento pode fazer no nosso corpo além de enogrdar, aumentar pressão colesterol etc etc...
o caminho para sair do vício pela comida é difícil... mas temos sempre que tentar né, e não nos dar por vencidas. Eu ainda não consegui trocar o arroz branco por integral... ainda rsrs

Beijos "dindinha diet" hahahha tenha um ótimo domingo

01/08/2010 12:39
´´DIARIO DE MACHERRIE´´ disse...

oi meu anjo .prazer conhecer seu blog .vc e uma graça de pessoa
e parabens pela conquista
estou na luta tbm ..uma luta diaria pq ainda nao me vejo,nao me sinto e estou com dificuldades de manter
infelizmente estou ganhando peso novamente ,
estou a 3 dias compulsiva e nao estou conseguindo me manter
to muito triste
mas amanha vou dar a volta por cima
um beijo enorme no seu coraçao e fica com deus

01/08/2010 17:37
Sammy Leilane disse...

fazer mudanças e se adaptar é bem complicado mesmo! nossa, euq eu to precisando mudar algo nas minhas refeições, pois ando com a boca mais nervosa que nunca! uma semana super light! bjus!

01/08/2010 18:32
FADINHA - Diário Virtual disse...

Olá Nina, seja bem vinda a vida dessa fada baiana!
Olha, fica a vontade no Clube da Fadinha... ele é nosso!
Legal saber que toquei você quanto a necessidade de gentilezas e bondades no mundo! Poxaaaa... se pode divulgar no seu blog? Claaaaaarooooo! O bem sempre deve ser propagado!
Um beijão bem gostoso e todo o meu carinho!
Ahhhh... tô te seguindo, viu?

01/08/2010 18:40
tHaZiTa disse...

Oi Nine, achei seu blog através do da Flá e simplesmente adorei sua história...realmente quando começamos uma dieta sempre ficamos idealizando como vai ser quando tivermos mais magra, a roupa que poderemos usar, o que poderemos fazer...aiiii...bom demais quando enfim vemos nosso sonho se concretizando.
Vou precisar mto do teu incentivo...pois estou começando agora tanto minha RA como meu blog...
Sempre que eu estiver querendo ser vencida pela comida vou lembrar de vc.
Parabénss!!
Me segue tá???
Beijoks

01/08/2010 19:09
Kah disse...

Oi Nine, muito obrigada pela visita!! Nossa, vc emagreceu abessa flor, que vitoria!!! 117 pra 64 eh coisa abessa, adeus gordura literalmente, parabens!!! Eu to usando calca 38, alguns shorts de tecido fino 36, e saias 36, mas tudo depende do fabricante tambem... ate pq eu emagreci um tanto, mas continuo tendo bunda e coxa, kkkkkk. A Nadine eh massagista! Tu poe nas costas e ela sai se contorcendo pra todos os lados, hahahahahaha, soh nao deixa ela pegar no pescoco! Ela qse me matou uma vez dirigindo (inocente eu, neh?). Agora com os ratinhos q ela mata e come, nao eh nada carinhosa. mas nem vamos falar disso pq nao quero te assustar! KKKKKK. Achei essa sua foto no para-pente o maaaximo. Meu pai tbm pratica ai no Brasil e ele ate fez um curso pra ser instrutor, chegou a dar aula por uns tempos, mas parou. Eh divertido, mas eh perigoso, papai perdeu um amigo. O para-pente deu um noh la no alto e puft.... foi com tdo! Tu ja imagina neh. Faz mto sentindo oq tua medica disse dos primeiros meses a gente sofrer igual a um viciado em drogas, poxa vida, como eh dificil libertar-se dos alimentos ruins q vc ta tao acostumada a comer, mtas vzs em exagero, desde pequena... mas como vale a pena!! Quero continuar firme. To proxima da minha meta, mas ainda nao cheguei nela, e nao quero ficar enrolando, ... vejo mtas meninas ai chegando proximas da meta e dando mole, se desligando, perdendo o foco... deus q me livre. Cheguei ate aqui, agora eh continuar e depois manter e aprimorar. KKKKKKK. Aos poucos vou lendo mais teu blog e aprendendo mais sobre tua luta. Bjos, otima semana pra ti.

01/08/2010 22:01
Flá BH disse...

Oi dinda rsrsrs
ai ai ainda estudarei essa idéia do blog de maquiagem rsrsrs veremos!!! tenho um pouco de vergonha.... e vou treinar mais minhas makesss
sobre as jacadas, meu namorado tb está de dieta e malhando... mas ele tb não resiste aos sanduiches rsrsrsrs difícil né!!! Adorei sua visitinha

Beijos

01/08/2010 22:23
Cá - Blog Magrinho disse...

Oi! Obrigada pela visita, amanhã tenho que acordar cedo pra trabalhar mas não pude deixar de dar um pulo no teu blog quando li que vc perdeu 64kg!!!!!!!! É uma pessoa! Muitos Parabéns pela determinação e a coragem de mudar de vida! Porque mais do que emagrecer tem que ter muita atitude pra segurar a onda e emagrecer 64 kilos!!
Já estou te seguindo, e voltarei com mais tempo e menos sono pra ver como vc conseguiu!
Bjus e otima semana!

02/08/2010 00:57
Renata disse...

Ei Nine!
Ah, a modelo que eu fiz ficou bem parecida comigo por causa do cabelo e da cor da pele, que consegui quase iguais aos verdadeiros.
Pode deixar que não vou abandonar vocês, não. Imagina, abandonar quem já me ajudou tanto e continua me ajudando? Sou Renata, mas longe de ser ingrata. Só não deixa de me fazer visitinhas também não, porque os posts vão ser menos frequentes e os comentários menos ainda, aí todo mundo esquece de mim =/
Realmente comida não-saudável é vício, e a gente precisa de um tempo de "desintoxicação". Mas você mesmo é prova de que o início é muito difícil, mas com o tempo melhora ccada vez mais. É só ter paciência e força de vontade.
Substituir em vez de cortar alimentos também é uma boa.
Grande beijo e uma ótima semana!

02/08/2010 03:38
Cristiane disse...

Bom dia. Nossa que imagem linda dessa foto e que coragem hem? Realmente, para emagrecer é preciso muita dedicação e determinação e os primeiros meses são os mais dificeis mas vale muito a pena, não é mesmo?Bjkas

02/08/2010 08:45
´´DIARIO DE MACHERRIE´´ disse...

oi meu anjo ....q gostoso ler o seu comentario e carinho hj pela manha .obrigada do fundo do coraçao viu
nao tem ideia de como isso me ajuda a conseguir voltar ao meu objetivo
hj pela manha novamente me pesei ...apos o rodizio de sushis de ontem rs
nao sei se riu ou se choro
pra ser sincera nem acredito
sera q e possivel alguem engordar isso em tao pouco tempo ???
jesussssssssssssss
sempre fui anormal rsrs
ate nisso
sabe qto engordei nesses 3 dias ?
5 kilos amiga .
hj acordei como se tivesse de ressaca sabe
to me sentindo tao mal
nem se quisesse comer conseguiria
agora estou me desintoxicando rs
nem sei qtos dias vou levar pra desintoxicar isso .
mas nao aceitei isso nao ....
ja to de saida pra me matricular numa academia ....ahhhhh.....hj vou ....mas vou mesmo
mais tarde faço minha postagem rs
beijo enormeeeeeeeeeeeeeeeee e fica com deus
tenha uma exelente semana amiga

02/08/2010 09:13
TaRiTa disse...

Nossa .... Parece que vc esta falando de mim ...rs!
Mto verdadeiro isso, me sinto como uma viciada e o vicio por comida é bem mais complicado, afinal ELA não é proibida, podemos comer e comprar a hora em que nos der vontade!
Seu blog é show de bola...Parabéns!
Mto obrigada pelo comentário lá no meu cantinho, eu ainda tô perdida nesse mundo, mas logo logo vou em achar. rs!
Hj amanheci como uma derrotada sabe?
Me sentindo tão mal, comi mais do que devia este fim de semana e dps disso parece que algo me diz: “Sai dessa, vc não vai conseguir”, não sei se vc ja se sentiu assim?
Bjoo...

02/08/2010 09:47
Minha fábrica de sonhos... disse...

Caramba............voar de parapente,céus!!!
Desse susto vc não morre, porque eu nunca voarei de parapente,tenho meedo!

Ahhhhh...e quanto à dieta,é claro que podes comerpeixe,sim!
Beijão, sua maluquinha!
Nara.

02/08/2010 09:49
Tata disse...

Oi Nine!!

Adorei conhecer o seu blog, tambem sou gaucha e sei como é os churrascos de domigo, muita comilança.. Tambem acho que sou viciada em comida e estou na fase de desintoxicação!!
Pode contar comigo sempre...
Me visita e me segue lá...
Bju

02/08/2010 10:20
Meu emagracimento disse...

Oi madrinhaaaaaaaa!
nossa, ainda to mal pra caramba, nem lembro a ultima vez q fikei mal assim. acho q vou ter q tomar antibioticos tb, pq n to melhorando...vc sabe se antibiotico engorda???? nao quero engordar tava tao perto de sair da casa dos 80, isso tava me deixando tao feliz!!!!

ah! adorei seu post! comida realmente vicia.....qdo vc ta super ativa na RA parece q ta tudo bem, ai eh so aparecer um desafio gstronomico na sua frente que tudo vem a tona, e a vontade de comer tudo eh mto forteeee!!!

obrigada por sempre estar do meu lado!!!
melhoras pra vc tb!!!
Beijaaao
Liza

02/08/2010 10:54
borboleta em emagrecimento disse...

Olá florzinha, gostei muito de sua visita e fico feliz porque iniciei meu blog a duas semanas e já tenho amiguinhas legais como voçe.Antes de iniciar a minha R.A, eu tambem quando ia almoçar em casas de familiares comia tanto,mais tanto,que chegava até a passar mal.Hoje é diferente e todos dizem até;come mais menina,só isso? Todo depende de nós,não é amiga?Beijos lida, e uma semana bem light pra voçe.

02/08/2010 11:15
Alessandra disse...

Oi!
Eu estava visitando o blog da Flávia e ela falou de vc e eu vim conhecer. Nossa, tô encantada com a sua história, determinação, disciplina, coragem (voar de parapent!)... Parabéns!
Preciso mesmo de boas companhias, como vc... Tô te seguindo!
Beijos

02/08/2010 12:12
yoyo disse...

Acabei de add vc nos meus links!
Ó, eu sou super viciada em comida... e vejo ela por vezes como uma droga.. pq ela deixou minha vida uma droga ne!
rs

MIl bjos!

02/08/2010 12:31
Tata disse...

Oi Nine eu sou de sapiranga e vc??

02/08/2010 12:41
Fofinha disse...

Oi querida, vim retribuir a visitinha, só de Carazinho, interior do RS, gostei muito do teu blog, sabe que lendo algumas coisas me identifiquei muito, principalmente com este post, em relação ao vício, essa é a mlehor maneira de descrever como somos em relação a comida, foi assim que estava me sentindo até poucos dias, mas agora parece que consegui me livrar um pouco deste vício já acostumei com a minha alimentação mais saudável. Adorei tua visitinha, passe no meu blog sempre que quiser, eu sempre estarei passando por aqui pra saber das novidades...Bjão e tenha uma ótima semaninha!!!

02/08/2010 12:45
Menina Mulher disse...

Teu cantinho é uma graça menina, ai nem fale churrasco é tudo de bom mesmo, amsi temos que saber comer neh, e na quantidade correta, Se cuidee!

Té +

02/08/2010 14:32
Joice disse...

Oi lindona...seus post são sempre uma inspiração pra mim

Beijos

02/08/2010 14:47
Paula Brieze disse...

Obrigada pela visita... Bjs

02/08/2010 15:46
yris m@ciel disse...

Oie Nine tudo bem sim.....
Eu tb adoro gatos essa que eu tenho e minha primeira,ela e um doce de tao mansinha e tb fika roronando p/mim direto...ela e minha paixao....ham coloka um fotinhu da sua gatinha p/mim comnhecer!
ja to te seguindo no blog,muito legal seu blog....seja muito bem vinda ao meu cantinho da minha R.A....bjokas.....

02/08/2010 17:30
Lili disse...

oi..obrigado pela visita...mais uma gaucha por ai...adorei teu blo e parabéns pela vitória de ter eliminado tantos kilos.
Você mora em porto alegre mesmo né? podemos marcar um encontrinho né? eu ja participei com umas menians e é muito bom.

Bjão

02/08/2010 19:18
Camila disse...

Olá!!! Conheci o seu blog hoje e já estou seguindo. Gostei muito da sua história e das coisas que escreve!!!

Parabéns pela história de superação e por estar conseguindo se manter tão bem...

Beijocas!

02/08/2010 20:30
"A MUDANÇA COMEÇA AGORA!!DESTA VEZ É PRA VALER! disse...

oi boa noite!olha vim te agradecer pela força viu!!muito mais muito obrigada mesmo!e pode deixar vou armar uma estrategia de guerra vc vai ver!!nao vou desistir tao facil assim!rs!um beijoa e mais uma vez muito obrigada pelas palavras!
parabens pela sua força e superaçao!
beijokas!!!

02/08/2010 22:52
Joice disse...

Oie...tem selinho pra vc no meu blog.

Beijos

03/08/2010 00:52
Projeto Bikini disse...

Eu adorei a idéia da jacada programada. HAUHAUAHuahuahuahua

Mas eu vou parar com esses hábitos, tenho q focar mais em mim.

Pena q gripei e estou um caquinho, mas isso passa sim.

Beijinhos,

Alana

03/08/2010 07:30
Preciso e Vou Emagrecer! disse...

oh flor obrigada pela força viu. aff essa semana vai ser dificl mesmo mas vamos lá neh mesmo seja o que Deus quiser!! tanha um lindo dia bjus

03/08/2010 09:05
Franciely disse...

Olá querida!!!
Amei seu post, palavras muito sábias.
Estou precisando de mudança e já! Não posso ficar neste vai e volta, é terrível.
Falta apenas 3 quilos pra que eu chegue na minha meta, mas a meses tenho negligenciado isso, estou me alimentando super mal. Esqueci do pão integral, esqueci basicamente de quase todos os alimentos que me fizeram chegar até aqui, mas hoje mesmo irei ao mercado e vou mudar isso, e eu sei que posso.

Parabéns por ter chegado até aqui, emagrece é só para os vencedores, pois a luta é grande mais a vitória é maior.

Te desejo um belo dia e até mais.

Bjokas:)

03/08/2010 09:17
yris m@ciel disse...

Bom dia nine e realmente quem nao gosta de de doce ne...eu era a maior forminha nao vivia sem um docinho,mais passei a me controlar e hj em dia consigo fikar ate sem doce.mas mesmo fazendo minha R.A comu sim alguns docinhos pq ninguem e de ferro ne agente merece tb....tento bom senso e nao comendo de mas ta tudo bem....tenha uma linda terça feira p/vc....bjokas

03/08/2010 10:01
Giza disse...

Olá, amiguinha!
Prazer em te conhecer rsrs
Nossa!!! Amei o seu post!!!!
Como vc é corajosa menina??? Parapente???!! Nunca! rsrs

O meu sonho é ir a um SPA!!! Sempre falo pro meu marido q um dia eu irei.
Vc precisa emagrecer mais?
Está convidada a conhecer o meu blog, tá?
Bjinhos

04/08/2010 20:02

Postar um comentário

 

©2009Vida de SPA | by TNB